O Brasil

República federal compreendendo 26 estados e um distrito fédéral, o Brasil tem uma superficie de
8 511 000 kmē, o que corresponde a quase à metade da América do Sul e 17 vezes à França. Sua população é de aproximadamente 170 milhões de habitantes. A capital administrative é Brasília, São Paulo podendo ser considerada a capital econômica e o Rio a capital turística.

Seu subsolo é especialmente rico e suas reservas ainda são importantes. O país produz mais de 60% de sua energia, é a 10° potência mundial e o 7° produtor mundial para a indústria siderúrgica.

A religião oficial é o catolicismo, o que torna o Brasil o maior país católico do mundo. Mas é também um dos primeiros países que pratica o espiritismo e a magia.

A descoberta do Brasil

Em 1499, quando Vasco da Gama retorna ao Portugal depois de ter descoberto um novo caminho para as Índias, a euforia é grande. Com o carregamento que ele trouxe, a expedição foi um enorme sucesso financeiro. O rei de Portugal, D. Manuel, decide então enviar às Índias uma poderosa esquadra, com o objetivo de estabelecer uma sólida relação comercial e política com os povos do Oriente. Seis meses depois, a esquadra estava pronta para zarpar e era, sem dúvida, a mais bem aparelhada que Portugal já havia organizado. Compunha-se de 13 navios e conduzia, aproximadamente, 1.500 pessoas. Faziam parte da tripulação experientes navegadores, como Bartolomeu Dias, Nicolau Coelho, Gaspar de Lemos, além de padres, soldados e comerciantes. O comando da esquadra foi entregue ao fidalgo português Pedro Álvares Cabral.

A esquadra partiu de Lisboa no dia 9 de março de 1500. No dia 22 de abril, ao entardecer, um monte alto e redondo foi avistado e ao sul dele, uma extensa faixa de terras baixas, repleta de arvoredos. Como era semana de Páscoa, o monte recebeu o nome de Monte Pascoal e a terra foi batizada de Vera Cruz. Posteriormente, mudaram para Terra de Santa Cruz, que permaneceu por muito tempo.

No dia 23 de abril, a esquadra de Cabral estabeleceu os primeiros contatos com os indígenas brasileiros. A carta do escrivão Pero Vaz de Caminha, dirigida ao rei de Portugal, é um precioso documento histórico da viagem de Cabral ao Brasil. Seu texto é rico em informações sobre os primeiros contatos com os indígenas, a geografia do lugar onde os navios ancoraram, e as impressões gerais dos portugueses relativas às possibilidades da terra.

Em 1503, outro nome foi dado à nova terra: Brasil, devido à grande quantidade de uma árvore chamada "pau brasil" existente em sua faixa litorânea.

A carta de Pero Vaz de Caminha, descrevendo a nova terra:

"De ponta a ponta é toda praia... muito chã e muito fremosa.(...) nela até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata... porém a terra em si é de muitos bons ares assim frios e temperados como os Entre-Doiro-e-Minho. Águas muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que , querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem, porem o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente e esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar." (...)

(a respeito dos índios):

"Andam nus sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma coisa de cobrir nem mostrar vergonhas e estão acerca disso com tanta inocência como têm de mostrar no rosto. ( ...). Eles porém contudo andam muito bem curados e muito limpos e naquilo me parece ainda mais que são como as aves ou alimárias monteses que lhes faz o ar melhor pena e melhor cabelo que as mansas, porque os corpos seus são tão limpos e tão gordos tão fremosos que não pode mais ser". (...)

"... Ali andavam entre eles três ou quatro moças bem novinhas e gentis, com cabelos mui pretos e compridos pelas costas e suas vergonhas tão altas e tão saradinhas e tão limpas das cabeleiras que de as nós muito bem olharmos não tínhamos nenhuma vergonha".


Volta ao